Receita de Sgroppino - drinque de vodka com sorvete

INGREDIENTES

Ingredientes:
250 ml de sorvete ou sorbet de limão siciliano
4 a 6 pedras de gelo
120 ml de vodka
1 xícara de champagne brut
raspas de 1 limão siciliano

MODO DE PREPARO

Modo de preparo:
  1. coloque o sorvete, o gelo, vodka e o champagne no liquidificador e bata até ficar grosso, cremoso e quase sólido.
  2. coloque em copos de vinho gelados, salpique com as raspas de limão e sirva com colherinhas.

Uma história de mais de 1000 anos  - Conheça:

O Sgroppino é uma bebida típica do Veneto na Itália. Consta que é consumido desde o século 16 como um aperitivo para limpar o paladar entre o primeiro e o segundo prato. Porque, afinal, a culinária italiana se propagou em pastas e pizzas, mas tem um rigor gastronômico encantador, com ingredientes muito variáveis conforme a região do país.

Na tradição típica italiana, uma refeição leva horas para ser consumida. Há alguns anos estive em uma cantina típica da Itália, dessas com cardápio que mudam todos os dias, e me apaixonei pelo modo de operação dos locais que ainda preservam essa tradição.

Segundo esse ritual, as refeições italianas começam com antepastos, quentes ou frios, seguidos do primeiro prato, geralmente uma massa ou risoto. O segundo prato traz à mesa a carne, de boi, ave, porco ou peixe. O contorno, geralmente vegetais, acompanha o segundo prato. Queijos e frutas entram em cena na sequência, quando começa a segunda parte da refeição. Depois deles é servido um doce, a sobremesa em si. O café é a sétima etapa.  Para encerrar, um  digestivo, licor ou vinho.

Essa tradição se perdeu muito na era moderna. Mas em 1986 o  cozinheiro italiano Carlo Petrini criou o movimento Slow Food, contrário ao fast food, para resgatar o ritual de alimentação, melhorar a qualidade das refeições e estimular a apreciação da comida. Enfim, na tradição, o Sgroppino se localiza entre o primeiro e o segundo pratos.

A execução é bem simples. É só bater no liquidificador sorvete de limão no estilo sorbet, sem leite, com vodca ou conhaque. Depois de batido, misture espumante e mexa levemente. De preferência o Prossecco, também típico do Veneto. É só servir.  Claro que vale para quem quer só refrescar o paladar, mesmo sem particar nenhum ritual alimentício. Ou servir como digestivo.

Consta que o primeiro Sgroppino é uma receita de 1528, servido em mesas aristocráticas. Antigamente, um pouco de café podia ser usado no meio da receita, batido no liquidificador. para quem gosta, vale a dica. O sorbet de limão também pode ser substituído por outros sabores.

fonte:

Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS