Quibe de Soja Assado (PTS)

INGREDIENTES

2 xícaras de trigo para quibe (bem lavado e deixado de molho por 2 hs)

1 xícara de proteína texturizada de soja (PTS) granulada

4 batatas médias cozidas com a casca e depois amassadas, sem a casca (isso que dá a liga! E eu não sabia!)

temperos a gosto (salsinha, hortelã, alho, sal, pimenta síria?)

1 cebola grande picadinha

Farinha de rosca o suficiente (1 xícara + ou )

Recheio: eu usei queijo mussarela porque ele tava reinando na geladeira, mas pode ser outro queijo, pode ser legumes picadinhos e cozidos, ou cebola frita no azeite? use a sua imaginação !

Azeite de oliva para untar a forma

MODO DE PREPARO

Enquanto o trigo do quibe fica de molho (2 horas), coloque também a proteína de soja de molho na água fria. Deixe por uns 10 minutos, escorra, lave e repita o processo por mais vezes, enquanto aparecer uma espuminha na água (isso vai tirar aquele gosto estranho da soja).

Dica 1: essa dica de trocar a água é bacana, pois além de tirar aquele gostinho da soja, nessa água você retira o fitato, presente na casca da soja e evita gases em consequência dessa substância.

Escorra bem a água do trigo e da soja.

Depois de feito isso, numa bacia grande junte o trigo, a soja, as batatas cozidas, os temperos. Misture bem!

O quibe fica bem melhor, quando botamos a mão na ?massa? !

Vá colocando aos poucos a farinha de rosca e misturando. Prove e veja se falta algum tempero.

Dica 2: Eu não tinha a pimenta síria, daí substituí por umas pitadas de canela em pó e se quiser também, pimenta do reino moída (eu não usei). Mas isso é uma dica antiga que tenho guardado na minha memória e que dá um sabor bem gostoso. Lembra a pimenta síria, ok ?

Divida essa massa em duas e numa forma untada com azeite (usei redonda, com 30 cm de diâmetro) faça a primeira camada do quibe. Recheie. Faça a segunda camada .

Cubra com papel alumínio.

Asse em forno pré aquecido 200 graus por umas 2 horas.

Como foi a primeira vez que fiz, fui driblando a temperatura do forno para não queimar e quando cheirava bem gostoso, retirava do forno e dava uma olhadinha .

Ficou super delicioso !

Como acompanhamento, fiz Abobrinha Libanesa e Arroz com Aletria. Essas receitas mando rapidinho, ok ? Super fáceis de fazer! As duas !!

Dica 3: para quem gosta (eu adoro), pode comer acompanhado também com coalhada seca ou com iogurte natural , regado com um ótimo azeite de oliva !!!!


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS