Frango com Quiabo Fácil!

INGREDIENTES

meio quilo de pedaços de frango (usei peito)
meio quilo de quiabo cortado em rodelas
1 cebola picada
1 tomate grande picado (sem semente)
3 dentes de alho amassados
1 cubo de caldo de galinha ou legumes
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de vinagre
sal a gosto
pimenta a gosto
azeite

MODO DE PREPARO

Gosto de fazer tudo separadamente para depois juntar:

Quiabo sem baba:

Lave bem o quiabo, corte-os e deixe-os de molho na água com limão, por pelo menos 30 minutos. Deixe escorrer, lave bem com água corrente, deixe escorrer novamente e se possível seque-os com um pano de prato.

Doure alho no azeite e acrescente o quiabo. Vá mexendo de vez em quando, não deixe o fogo muito alto. Acrescente 2 colheres de sopa de vinagre e o sal (pouco). No começo ainda terá muita baba, conforme o quiabo vai fritando e mudando de cor, a baba vai diminuindo. Deixe o quiabo secar bem e fritar bastante até começar a grudar no fundo da panela e continue mexendo (cuidado para não queimar). Acrescente o tomate picado. Após mais ou menos 10 minutos o quiabo vai estar sem baba e al dente. Reserve.

Frango:

Tempere com sal, alho e pimenta e deixe temperando por pelo menos 2 horas. Doure a cebola no azeite e acrescente o frango. Deixe dourar bem dos dois lados e acrescente a manteiga.

Dissolva o cubo de caldo em 2 xícaras de água quente e acrescente na panela. Se for necessário, coloque mais água até cobrir o frango. Deixe ferver por 10 a 15 minutos (se for coxas e sobre coxas, por pelo menos 30 minutos). Acrescente o quiabo e deixe por mais 5 minutos ou até que fiquem macios. Prove e acerte o tempero.

Se desejar engrossar o caldo, dissolva 1 colher de sopa de farinha de trigo ou maizena em 1/4 de xícara de água quente e misture na panela. Bom apetite!

Serve 3 a 4 porções.

Dica: Salpique cheiro verde picado e sirva com pimenta.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS