Receita de Bolo Pink Angel

INGREDIENTES

_ 1 xícara de farinha de trigo
_ 2 colheres (sopa) de amido de milho (maizena)
_ 1 xícara + 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro baunilhado
_ 1 colher (sopa) de gelatina de cereja (ou morango ou framboesa)
_ 1/2 colher (chá) de fermento químico em pó
_ 6 claras
_ 1/4 colher (chá) de cremor tártaro
_ 1 colher (chá) de essência de baunilha
_ 100g manteiga sem sal, derretida e ainda quente

MODO DE PREPARO

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Use uma forma redonda, com buraco no meio, de 23-25cm de diâmetro. Não unte a forma,\forre apenas o fundo com papel manteiga, para facilitar na hora de desenformar
2. Junte a farinha, o amido, 1/2 xícara + 1 colher (sopa) do açúcar, a gelatina e o fermento e peneire umas 4 vezes. Reserve.
3. Na batedeira, bata as claras em velocidade baixa até que espumem. Junte o cremor tártaro e 1 colher (sopa) do açúcar e continue batendo, acrescentando 1 colher (sopa) do açúcar restante por vez, até que ele tenha acabado. Bata até que as claras estejam medianamente firmes: ou seja, elas devem manter sua forma quando você levantar a batedeira, mas ainda bastante "cremosas". Se estiverem firmes demais, como suspiros, o bolo vai ficar denso e ressecado.
4. Junte a manteiga derretida e a baunilha num fio rápido enquanto termina de bater as claras.
5. Pare a batedeira e, com uma espátula grande, incorpore os ingredientes secos, pouco a pouco. Faça isso com cuidado mas rapidamente, para que as claras não desinflem. Puxe a massa do fundo da tigela para cima, pois normalmente a massa parece bem homogênea de cima, mas pode haver muita farinha ainda no centro e no fundo.
6. Coloque a massa na forma às colheradas, alise a superfície e leve ao forno por 30 minutos. Abra o forno rapidamente e gire a forma de trás para frente. Asse por mais 10-15 minutos, até que esteja firme ao toque e um palito inserido no centro saia limpo.
7. Retire do forno e imediatamente vire a forma de ponta-cabeça em uma grade. Se o bolo tiver chegado até a borda da forma, apoie a parte central da forma em algum objeto para que o bolo não fique encostando na grade. Deixe esfriar assim por 1 hora. Se você não fizer isso, o bolo, que é muito leve, vai naturalmente se afastar das laterais da forma e afundar.
8. Passada 1 hora, vire a forma novamente e passe uma faquinha nas laterais. Desenforme o bolo e retire o papel-manteiga do fundo. Sirva com frutas, creme ou sorvete.


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS